Cabo Verde inaugura primeira Casa da Ciência

Praia, Cabo Verde (PANA) – A primeira Casa da Ciência em Cabo Verde foi inaugurada esta segunda-feira na cidade da Praia, com o objetivo de promover a cultura científica e tecnológica e a ligação entre as universidades e a sociedade, apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI), em colaboração com a Universidade de Aveiro (Portugal) que faz parte de um plano “Fábrica da Ciência Cabo Verde”, orçado em 230 mil euros, que tem como meta a inauguração de mais uma casa de produção científica em São Vicente, devendo a mesma ser implementada ainda no decorrer de 2012.

De acordo com uma fonte do MESCI, as Casas da Ciência terão como finalidade a promoção da cultura científica e tecnológica, a divulgação da ciência, tornando-a mais próxima do quotidiano do cidadão comum, bem como a promoção do interesse pelo seguimento de estudos nas áreas da ciência e engenharia e o estímulo ao gosto do aprender.

A criação das duas Casas da Ciência, sublinha a fonte, acontece no quadro de uma “agenda de transformação” da economia e da “modernização” da sociedade, tendo em horizonte a capacitação dos recursos humanos e a produção de conhecimento propiciador do crescimento económico.

A dinamização das atividades nesse espaço será baseada em metodologias como exposição interativa, espetáculo de ciência e oficinas experimentais destinados ao público em geral, com ênfase para a comunidade estudantil, refere a mesma fonte.

Os conteúdos a explorar envolvem as áreas da Física, da Química, da Biologia, da Geologia, da Engenharia, da Matemática, das Telecomunicações e das Energias renováveis, entre outras, que serão introduzidas, paulatinamente, em três fases até ao primeiro trimestre de 2013, acrescenta.

A Casa da Ciência na cidade da Praia, situada no bairro do Palmarejo, foi inaugurada esta manhã numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, e que contou com a presença de membros do Governo e dos parceiros do projeto, designadamente a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro de Portugal.

-0- PANA CS/IZ 09julho2012

09 Julho 2012 18:51:10


xhtml CSS