Cabo Verde inaugura centro de formação profissional em transformação alimentar

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro cabo-verdiano,  José Maria Neves,  afirmou segunda-feira que o agronegócio está a organizar-se e a transformar-se num importante pilar de transformação e crescimento da economia cabo-verdiana.

Inaugurando Um Centro de Formação Professional em Transformação Alimentar,no município de São Jorge dos Órgãos, no interior da ilha cabo-verdiana de Santiago, José Maria Neves recordou que o Governo está a mobilizar milhões de metros cúbicos de água, a formar pessoas na transformação agrícola para acrescentar valor e transformar peixes, carnes, frutas e outros alimentos, produzir bebidas, de modo a poder “transformar profundamente” o setor agrícola e pecuária e das pescas em Cabo Verde.

A construção desta obra ora inaugurada foi financiada pela Cooperação Luxemburguesa com 700 mil euros, soube-se de fonte oficial no local.

É considerada pelo Governo como mais um passo na “revolução do mundo rural” e a via de criação de empregos e melhoria da qualidade e do valor acrescentado aos produtos do campo.

O Centro de Transformação Alimentar São Jorge dos Órgãos vai ter especialidades como a conservação e transformação de carnes e peixes, lacticínios, frutas e legumes, de bebidas, um laboratório de ensaios, para análises químicas, físico-químicas, microbiológicas e organoléticas.

Vocacionado também para a formação profissional dos jovens e adultos e para a realização de ações de aperfeiçoamento e especialização destinadas a todos os profissionais e intervenientes na transformação agroalimentar, o Centro tem como objetivo melhorar e diversificar o setor.

Um outro centro similar vai ser também inaugurado na próxima semana na ilha de Santo Antão, indica-se.  

-0– PANA CS/DD 15jul2013

15 Julho 2013 18:49:07


xhtml CSS