Cabo Verde e Seicheles cooperam no setor do ambiente

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde e as ilhas Seicheles pretendem estabelecer uma cooperação no domínio do ambiente, nomeadamente as mudanças climáticas, a conservação marinha e reservas da biosfera, anunciou está segunda-feira o ministro cabo-verdiano do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga.

Antero Veiga, que falava à imprensa, após ter recebido o seu homólogo das Seicheles, Didier Dogley, que se encontra em Cabo Verde para participar numa conferência de alto nível sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID) e Rendimento Médio.

O governante revelou que os dois países já iniciaram um diálogo nessa matéria, “visto que as Seicheles têm uma experiência interessante na área da conservação marinha e das reservas da biosfera”.

Admitiu que os dois arquipélagos estão a aprofundar o diálogo para saberem  de que forma podem fazer troca de delegações e conhecer melhor as experiências comuns.

Apontou a questão de resíduos sólidos, frisando que se trata de um domínio que tem merecido muito atenção por parte Cabo Verde, como uma área para a cooperação com as Seicheles.

O ministro Antero Veiga considerou as Seicheles como um país que já tem uma larga experiência relativamente à problemática do plástico, iniciada desde 2007, pelo que alguns resultados podem ser partilhados nessa matéria.

O governante cabo-verdiano aponta ainda a problemática da conservação da natureza, através  das áreas protegidas, como outras das áreas de cooperação entres estes dois paises.

Por sua vez, Também o ministro do Ambiente das Seicheles manifestou o interesse do seu país por uma cooperação com Cabo Verde em matéria de mudanças climáticas, área em que, disse, aquele arquipélago está a trabalhar com o Clube de Paris e que também poderá vir a ajudar o arquipélago cabo-verdiano.

“Esta é uma perspetiva de cooperação a ser considerada, assim como no domínio da proteção da natureza já que temos alguma experiência na matéria”, precisou.

-0- PANA CS/DD 09junho2015

09 Junho 2015 13:57:49


xhtml CSS