Cabo Verde dota-se de novo centro emissor de rádio e televisão

Praia- Cabo Verde (PANA) – O novo Centro Emissor d-e Rádio e Televisão de Monte Pensamento, situado nos arredores da cidade da Praia, foi inaugurado esta segunda-feira para melhorar a qualidade de recepção dos sinais radiofónicos e televisivos.
O centro foi financiado, em 500 mil euros, pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e teve também a assistência técnica da Rádio Televisão Portuguesa (RTP).
Ele dispõe duma torre auto-suportada de 40 metros, dum sistema radiante FM com capacidade para suportar 10 kilowatts, de outro para TV UHF com capacidade de cinco kilowatts, um emissor FM de um kilowatt e outro de televisão de 500 W–UHF.
Numa primeira fase, o centro difundirá dois canais públicos de rádio em FM e três canais de televisão e na segunda fase estará aberto a outros operadores privados.
As instalações foram inauguradas pela ministra cabo-verdiana adjunta do primeiro-ministro e da Qualificação e Emprego, Sara Lopes, e pelo ministro português dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva.
A ministra Sara Lopes, que tutela igualmente o sector da Comunicação Social, disse na ocasião que "Portugal é um dos países mais presentes em todo o processo de desenvolvimento de Cabo Verde", lembrando que em Outubro do ano passado entrou em funcionamento um retransmissor do sinal de televisão na ilha de São Nicolau que teve também o apoio da cooperação portuguesa.
Portugal, através da sua Agência de Notícias (Lusa), apoia igualmente a sua congénere cabo-verdiana (Inforpress).

10 Junho 2008 09:13:00




xhtml CSS