Cabo Verde dispensado da 1ª ronda das eliminatórias do Mundial 2018

Praia, Cabo Verde (PANA) – O resultado do sorteio realizado, sábado, ditou que a seleção cabo-verdiana de futebol irá defrontar, na segunda ronda de qualificação da zona africana para o Mundial 2018, o vencedor do jogo, entre as ilhas Maurícias e o Quénia, referente à primeira mão, estando isenta da primeira fase das eliminatórias, apurou a PANA de fonte diplomática.

O facto de os chamados "Tubarões Azuis" serem atualmente uma das melhores seleções africanas no ranking FIFA  (8º lugar) fez com que Cabo Verde só comece a participar nas eliminatórias africanas na segunda fase.

Com o Zimbabwe fora da corrida ao Mundial 2018 (excluído pelo Comité Disciplinar da FIFA), 53 dos 54 países africanos irão lutar pelas cinco vagas a que o continente tem direito na próxima prova máxima do futebol mundial que se disputa na Rússia.

Numa primeira ronda, as 26 seleções com pior desempenho no ranking da FIFA, em julho, irão defrontar-se, numa eliminatória a duas mãos, sendo que serão distribuídos em dois potes, tendo em conta a sua posição, sendo que os 13 piores classificados defrontam os 13 melhores colocados, com os jogos a decorrer entre 5 e 13 de outubro.

Os 13 vencedores dos jogos dessa primeira ronda irão defrontar as 13 seleções com melhor ranking africano, numa eliminatória também a duas mãos.

As restantes seleções que não entraram na primeira ronda mas que tem pior ranking que os 13 primeiros,defrontam-se entre si, numa eliminatória igualmente a duas mãos.

Os vencedores da segunda fase, classificam-se para a fase de grupos em que as equipas serão distribuídas em cinco grupos de quatro, cujos vencedores  apuram-se automaticamente para o Mundial de 2018.

Nesta fase de grupos as equipas defrontam-se entre si, com jogos fora e em casa, num total de seis jogos.

Na anterior classificação para o Mundial 2014, disputado no Brasil, Cabo Verde, apesar de ter vencido o Grupo B, foi desclassificado pela FIFA, por, alegadamente, ter utilizado um jogador de forma irregular, na partida da última jornada, disputada a 07 de setembro de 2013, em que bateu, em Tunes, a Tunísia por 2-0.

Ao ser sancionado com a derrota, Cabo Verde perdeu o primeiro lugar para a Tunísia, que seria eliminada no "play-off" final africano para o "Mundial" pelos Camarões.

-0- PANA CS/IZ 26jul2015


26 Julho 2015 13:50:47




xhtml CSS