Cabo Verde destaca grandes progressos da CEDEAO

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) cresceu “enormemente e tem feito grandes progressos” no domínio da mobilidade de pessoas e bens, declarou quarta-feira última o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

José Maria Neves falava à imprensa, na cidade da Praia no âmbito da comemoração dos 40 anos da CEDEAO, que se assinala a 28 de maio.

Ele destacou também a entrada em vigor da Tarifa Externa Comum e o trabalho que está a ser feito para “reforçar a integração económica, com a modernização das infraestruturas e a criação de condições para um forte programa de convergência técnica normativa no quadro da CEDEAO”.

Mencionou igualmente o fato da CEDEAO estar a trabalhar para que, até ao horizonte de 2020, venha a ter a sua moeda única e que, Cabo Verde, como membro da Comunidade, está a acompanhar com muita atenção este dossiê, tendo em conta a sua importância na integração económica da região.

Segundo José Maria Neves, “Cabo Verde neste momento está a participar mais intensamente na Comunidade e está a propor que o nosso país tenha um tratamento específico, tendo em conta que é o único país ultraperiférico no quadro da CEDEAO”.

Disse que Cabo Verde intensificou a sua participação na CEDEAO porque, frisou, a nível das infraestruturas e de outras ações no domínio da capacitação dos recursos humanos e de outros projetos importantes, às vezes Cabo Verde fica de fora pelo facto de estar na ultraperiferia da Comunidade.

Contudo, ele reconheceu que há outros resultados, nomeadamente na área das energias renováveis onde o arquipélago cabo-verdiano, tem conseguido “grandes projetos”, nomeadamente o Centro Regional para as Energias Renováveis e Eficiência Energética e o Instituto da África Ocidental.

José Maria Neves considera entretanto que, apesar da CEDEAO ter tido já  “grandes ganhos”, a organização tem ainda muitos desafios pela frente, acreditando no entanto que “nos próximos 40 anos, a Comunidade vai dar um salto ainda maior".

-0- PANA CS/DD 29maio2015

29 Maio 2015 15:53:38




xhtml CSS