Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde derrota Guiné Conacri e classifica-se para o Afrobasket 2015

Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção nacional de basquetebol de Cabo Verde qualificou-se, sexta-feira, para o Afrobasket 2015, ao bater a sua similar da Guiné-Conakry por 70–20, no segundo jogo da eliminatória, disputado no pavilhão “Vává Duarte”, na cidade da Praia.

No jogo da primeira mão desta eliminatória referente à Zona II do Conselho Superior de Desenvolvimento em África, realizado na véspera, quinta-feira, também no pavilhão “Vává Duarte”, Cabo Verde já tinha vencido por 71-60.

Para esta dupla eliminatória com a Guiné-Conakry, Cabo Verde apresentou uma seleção bastante remodelada, já que ela foi formada na sua grande maioria por jogadores que atuam nos campeonatos internos.

Apenas três dos 12 convocados militam em campeonatos profissionais no estrangeiro, designadamente, Braiam Rodolf e Dimitri Coronel (Estados Unidos) e Kevin Coronel (Portugal).

O treinador Rodrigo Mascarenhas que assumiu o comando da equipa, há penas duas semanas, disse, no final da partida de sexta-feira que se sente radiante e orgulhoso com o desempenho dos chamados “Tubarões Azuis”.

Eles voltam assim a estar presente numa fase final da prova máxima da modalidade em África, onde já conseguiram conquistar um terceiro lugar (medalha de bronze) no Afrobasket 2007, disputado em Angola.

Como jogador, Rodrigo Mascarenhas liderou Cabo Verde na histórica campanha no Afrobasket 2007, tendo sido eleito, na altura, pela FIBA-África, o melhor extremo poste da competição e um dos três melhores basquetebolistas do continente.

Depois de ter terminado a sua carreira como atleta de alta competição em clubes portugueses e angolanos, ele regressou à sua ilha natal onde fundou uma equipa que disputa o campeonato local.

Rodrigo Mascarenhas foi convidado pela Federação Cabo-verdiana de basquetebol (FCB) a assumir o comando dos “Tubarões Azuis” (em contraponto aos "Tubarões Azuis" no caso do futebol), depois do treinador que conduziu a equipa no Afrbaskett 2007, o angolano Manuel Trovoada, ter declinado o convite para orientar a seleção cabo-verdiana nos jogoos frente a Guiné-Conakry, por não ter sido dispensado pelo seu atual clube, o Sporting de Benguela.

-0- PANA CS/IZ 14fev2015