Cabo Verde defende “cooperação fácil” no combate à criminalidade na CEDEAO

Praia, Cabo Verde (PANA) - O sucesso no combate à criminalidade nos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) só vai ser possível se houver  um “diálogo ágil” entre os países e uma “cooperação fácil” entre as Polícias, defendeu a ministra cabo-verdiana da Administração Interna, Marisa Morais.

Marisa Morais presidia à abertura da reunião das Comissões Nacionais dos Estados-Membros da CEDEAO sobre as armas ligeiras e de pequeno calibre,  a decorrer de segunda até esta quarta-feira, na capital cabo-verdiana, Praia.

Ela precisou que,  para um efetivo combate a esses fenómenos, é fundamental a cooperação entre os Estados, através de uma comunicação rápida e de um trabalho em conjunto na questão do controlo das fronteiras.

“Portanto, se não houver um diálogo ágil, entre os países, uma cooperação fácil entre as Polícias, uma informação sempre disponível a todos os países, não é possível ter sucesso nesse enfrentamento da criminalidade”, sublinhou a governante cabo-verdiana.

Referindo-se ao encontro da cidade da Praia, reunindo a Comissão da CEDEAO com os representantes dos países integrantes da comunidade, Marisa Morais considerou-o uma oportunidade para dar a conhecer um pouco da realidade cabo-verdiana e estabelecer também uma ampla troca de experiências entre os países presentes.

“Trata-se de facto de países com intensidades diferentes no combate a este fenómeno de proliferação de armas na nossa sub-região e, portanto, têm uma enorme experiência a partilhar, não só ao nível das consequências das armas, mas também ao nível da marcação das várias experiências feitas no controlo dessa proliferação”, anotou.

Nesta reunião de três, os participantes dos 16 Estados devem apresentar o estado da implementação da Convenção da CEDEAO a nível nacional, rever atividades apoiadas pela Comunidade e ainda formalizar as redes nacionais sobre as armas ligeiras e de pequeno calibre, um fenómeno que atinge proporções preocupantes na sub-região oeste-africana.

-0- PANA CS/IZ 10junho2014

11 Junho 2014 16:32:55




xhtml CSS