Cabo Verde decreta três dias de luto pela morte de Mandela

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde decretou, esta sexta-feira, três dias de luto nacional na sequência da morte do ex-Presidente sul-africano, Nelson Mandela, soube a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

O luto decretado pelo Governo começa a ser observado a partir das zero horas do dia 07 de dezembro (sábado) e termina às zero horas do dia 09 de dezembro (segunda-feira). Durante a sua vigência, a bandeira nacional será içada à meia-haste em todas as instituições públicas.

Num comunicado divulgado pelo Gabinete do Primeiro-Ministro, o Executivo cabo-verdiano descreve o falecido líder sul-africano como “ícone deste novo continente africano apostado em trilhar os caminhos do desenvolvimento, uma fonte inigualável de inspiração e de alento para as mulheres e os homens africanos e de todo o mundo”.

Para o Governo de Cabo Verde, África perdeu um filho “querido entre os mais queridos, lutador incansável pela liberdade e pela dignidade” e um “exemplo incomparável de generosidade e desprendimento em relação ao poder, trabalhador dessa pátria de reconciliação e tolerância que é a África do Sul de hoje”.

O comunicado sublinha ainda que Mandela, falecido quinta-feira na África do Sul de doença aos 95 anos, foi um “lutador de todas as horas” e que “deu tudo de si” para que toda a humanidade seja “mais livre e mais digna”.

Por isso, o Executivo cabo-verdiano considera que a edificação de uma África de paz, de estabilidade e de desenvolvimento é a “melhor e mais perene homenagem” que se pode fazer ao ex-Presidente sul-africano.

Na sequência do seu desaparecimento físico, o Governo de Cabo Verde “exprime as suas mais sentidas condolências à família enlutada, ao Governo e ao povo irmão da África do Sul, ao mesmo tempo que lhes endereça a mais firme solidariedade”.

A cerimónia fúnebre oficial de Nelson Mandela vai acontecer no dia 10 de dezembro (terça-feira) no National Memorial FNB Stadium, em Joanesburgo e de 11 a 13 de dezembro os restos mortais de Madiba estarão no Union Buildings, ao mesmo tempo que serão realizadas cerimónias  fúnebres em todas as províncias da África do Sul.

-0- PANA CS/TON 06dez2013


06 Dezembro 2013 18:36:16




xhtml CSS