Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde continua fora da lista de países impedidos de entrar na UE

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde voltou a não figurar na lista, atualizada nesta semana pelos Estados-membros da União Europeia (UE), de países a que os europeus reabrem as fronteiras externas, por terem uma situação epidemiológica satisfatória de gestão da covid-19 (coronavírus), soube a PANA neste fim de semana de fonte segura na cidade da Praia.

Para a atualização desta lista de países com os quais a UE permite a retomada das ligações, foram determinados critérios como o número de casos de contágio nos últimos 14 dias e por 100 mil habitantes, ser idêntico ou abaixo da média da UE.

De acordo com a mais recente atualização de dados, Cabo Verde, um país com pouco mais de 500 mil habitantes, tem mil 939 casos acumulados, tendo a grande maioria dos novos contágios sido registada nas ultimas três semanas.

A nova lista tem 13 países terceiros aceites para retomarem viagens “não indispensáveis” para a Europa, designadamente  Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Rwanda, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia, Uruguai e China, sendo este último país mantido, como anteriormente, sujeito à confirmação de reciprocidade, ou seja, quando o país asiático reabrir as suas fronteiras à UE.

De fora, continuam também países como Estados Unidos, Rússia e Índia e Brasil, assim como todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, dada a situação epidemiológica atual. nos seus territórios.

Segundo o comunicado do Conselho da Europa, a UE ressalvou que a lista continuará a ser revista e, se necessário, atualizada de duas em duas semanas.

Entretanto, para os países terceiros a que continuam ser impostas restrições, exceções são para cidadãos da UE e familiares, residentes de longa data na Europa e respetivas famílias, e viajantes com funções ou necessidades especiais.

A UE encerrou as suas fronteiras externas a todas as viagens “não indispensáveis”, a 17 de março último, no quadro dos esforços para conter a propagação da covid-19.

-0- PANA CS/DD 18julho2020