Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com número mais elevado de casos positivos diários de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, 172 novos casos positivos de coronavírus (covid-19), ou seja, um registo diário mais elevado desde maio último, segundo dados divulgados, terça-feira,  pelo Ministério cabo-verdiano da Saúde.

Segundo o registo histórico disponibilizado pelas autoridades sanitárias, o máximo anterior de novos casos diários de covid-19 tinha sido registado em 28 de maio último (183 casos positivos).

O último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde indica que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.366 amostras desde segunda-feira, igualmente um valor máximo de vários meses, com uma taxa de positividade global para o novo coronavírus de 12,6 por cento.

De acordo com o balanço de terça-feira, nas últimas 24 horas, foram registados 71 novos casos de covid-19 só na cidade da Praia, na ilha de Santiago, com uma taxa de positividade de 17,4 por cento, tendo em conta as 407 amostras analisadas.

Ainda na ilha de Santiago registaram-se novos infetados nos municípios de Santa Catarina (cinco), São Miguel (dois), Santa Cruz (um) e São Salvador do Mundo (um).

Foram também detetados novos casos de covid-19 nas ilhas do Sal (30, em 357 amostras), Santo Antão (20), Boa Vista (13), São Vicente (12), Maio (nove) e Fogo (oito).

Foram dadas como recuperadas da doença nove pessoas, e manteve-se em 351 o acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19, além de 17 por causas externas, desde o início da pandemia.

Cabo Verde passa a contar com um acumulado de 39.345 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 (covid-19), desde 19 de março de 2020, quando foi diagnosticado o primeiro infetado no arquipélago, distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista  772 casos ativos de covid-19 e soma 38.196 casos considerados recuperados da doença, enquanto dois infetados estrangeiros foram transferidos para seus países de origem.

A taxa de incidência acumulada a 14 dias (indicador internacional) passou de 24 casos de covid-19 por 100.000 habitantes, no período de 29 de novembro a 12 de dezembro corrente, para 110 casos de 13 a 26 de dezembro.

Também regista atualmente uma taxa de transmissibilidade de 2,52 por cento a nível nacional, uma taxa de positividade (entre os testes realizados) de seis por cento, mas apenas 7,7 por cento de ocupação hospitalar com casos de covid-19, correspondente a sete doentes internados.

O aumento  exponencial de casos nas duas ultimas semanas, que veio  tirar o arquipélago  da situação de controlo epidemiológico que já vivía há algumas semanas, levou o Governo a fazer o país regressar à situação de contingência, com a proibição de festas de passagem de ano nas ruas e de outras atividades, que normalmente reúnem um número significativo de pessoas por ocasião do Ano Novo.

Durante uma mensagem ao país a partir do Palácio do Governo, na Praia, o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva disse que "é  para o bem da saúde de todos, é para o bem da proteção do emprego, do rendimento e da atividade económica que o Governo toma estas medidas, na convição de que, se não agirmos agora, será pior para todos."

-0- PANA CS/DD 29dez2021