Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com mais três mortes associadas à covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Autoridades sanitárias de Cabo Verde anunciaram, quarta-feira, o registo, no país, de mais três mortes ligadas à covid-19, na ilha de Santiago, ou seja, duas em Santa Catarina e uma em São Miguel.

Os novos casos de morte faz subir para 279 o acumulado de óbitos por complicações associadas à doença no arquipélago, segundo as mesmas fontes.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no período em referência, o país contabilizou ainda 79 novos casos de coronavírus (covid-19), elevando a 31.783 o total, desde 19 março de 2020, data do inicio da pandemia em Cabo Verde.

Em comunicado, o Ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 791 amostras, desde terça-feira última, com uma taxa de positividade global de 10 por cento.

No concelho da Praia,  principal foco da doença no país, registaram-se 26 novos infetados em 24 horas, em 165 amostras, ou seja, uma taxa de positividade de 15,8 por cento, contando agora com 310 casos ativos.

De acordo com a fonte, ainda na ilha de Santiago foram confirmados, casos de coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (10 e dois óbitos), Tarrafal (um), São Lourenço dos Órgãos (um) e Ribeira Grande (um), enquanto, no concelho de São Miguel, se registou um óbito devido à covid-19.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, na ilha de São Vicente, outro foco da pandemia no arquipélago, foram confirmados mais sete novos infetados, em 140 amostras, passando a 70 casos ativos.

Foram também relatados casos de covid-19 nas ilhas do Fogo (16), Santo Antão (oito), Brava (cinco), Maio (três) e Sal (um).

Durante o mesmo período, foram dados como curados da doença em Cabo Verde 121 pacientes.

Subiu para 279 o somatório de óbitos por complicações associadas à covid-19, além de 10 por causas externas, desde o início da pandemia.

O arquipélago registava quarta-feira 774 casos ativos de covid-19 e somava 30.711 considerados curados da doença, enquanto dois infetados estrangeiros foram transferidos para seus países de origem.

-0- PANA CS/DD 17junho2021