Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com mais duas mortes associadas à covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou, domingo, o registo de mais duas mortes associadas à covid-19, o que faz subir para 283 o acumulado de óbitos provocados pela pandemia no arquipélago.

Em comunicado, o Ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 475 amostras desde sábado último, com uma taxa de positividade global de oito por cento.

Destas amostras foram registados 38 infetados com o novo coronavírus, elevando a 32.002 o total destes casos, desde 19 março de 2020, quando foi diagnosticado o primeiro casos desta doença no arquipélago.

No concelho da Praia, principal foco da pandemia no país, registaram-se oito novos infetados em 24 horas, após 129 amostras testadas, ou seja, uma taxa de positividade de 6,2 por cento, contando agora com 307 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados, nas últimas 24 horas, casos de infeção com o SARS-CoV-2 nos concelhos de Tarrafal (dois e uma morte associada à doença) e Santa Catarina (um).

Segundo dados do Ministério da Saúde, na ilha de São Vicente, outro foco da pandemia no arquipélago, foram confirmados mais cinco novos infetados (em 78 amostras), passando a 60 casos ativos, além de uma morte também nas últimas 24 horas.

Na ilha Brava, que nos últimos dias tem sido o novo foco da doença, registaram-se mais quatro novos casos (em 11 amostras) em 24 horas, passando a um total de 78 casos ativos.

Foram também registados casos de covid-19 nas ilhas do Fogo (11), São Nicolau (quatro) e Santo Antão (três).

Nas últimas 24 horas, foram dadas como curadas da doença em Cabo Verde 45 pessoas, sendo agora de 30.988 o total dos indivíduos nesta condição, depois de contraírem a covid-10.

Até domingo último, o arquipélago registava 712 casos ativos de covid-19, enquanto dois infetados estrangeiros foram transferidos para seus países de origem.

-0– PANA CS/DD 21junho2021