Cabo Verde com alerta de mau tempo nos próximos dias

Praia Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde vai estar, a partir desta sexta-feira e até sábado, sob os efeitos de um agravamento das condições meteorológicas, na sequência da passagem de uma depressão tropical, anunciou quinta-feira o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) do arquipélago.

De acordo com o INMG, o mau tempo deverá afetar todo o arquipélago, com maior incidência nas ilhas de Sotavento (Sul), com o período mais crítico previsto para a noite de sexta-feira, prolongando-se pela manhã de sábado.

Um comunicado divulgado pela instituição faz saber que são esperados ventos fortes em todas as ilhas, muito intensos, com rajadas, em Sotavento.

Espera-se, igualmente, a ocorrência de forte agitação marítima, inicialmente com ondas de nordeste, rodando para leste e depois sul, atingindo quatro a seis metros em todas as ilhas, e acima desses valores em setores críticos a sul do arquipélago.

Prevê-se também precipitações moderadas a fortes, em todo o país, acompanhadas de trovoadas, durante o período crítico.

O INMG alerta para a tomada de medidas de precaução e segurança "face à ocorrência de ventos fortes, principalmente nas zonas de maior altitude" e também perante a provável "forte agitação marítima, com destaque para o litoral sudeste e sul das ilhas do Sal, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava".

A confirmar-se estas previsões meteorológicas são possíveis a ocorrência de "enchentes nas zonas baixas e deslizamento de terras nas encostas".

Entretanto, o Serviço da Proteção Civil do país diz que está tudo a postos para atuar em casos de socorros e proteção de pessoas e bens.

A instituição alerta, no entanto, a todos os donos de embarcações abertas para não se fazerem ao mar e às pessoas que moram em encostas para se manterem em prevenção durante os próximos dias em que a tempestade tropical pode atingir as ilhas de Cabo Verde.

-0- PANA CS/IZ 31agosto2018

31 août 2018 10:23:43


xhtml CSS