Cabo Verde capacita responsáveis para Regulamento Sanitário Internacional 2005

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um ateliê de capacitação para responsáveis técnicos de instituições e empresas com responsabilidades no Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005) realizar-se-á de 9 a 11 de novembro corrente na cidade da Praia, apurou a PANA de fonte segura.

O seminário decorrerá sob a égide do Ministério da Saúde de Cabo Verde, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com a fonte.

Instrumento que estabelece procedimentos para a proteção contra a disseminação internacional de doenças, o RSI 2005 foi aprovado pela Assembleia Mundial de Saúde de 2005.

Em vigor em 2007, o RSI 2005 introduziu modificações nos processos mundiais de monitoramento, vigilância e resposta às emergências de saúde pública de importância internacional (ESPII).

Segundo a mesma fonte, “no contexto de globalização atual, a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, torna-se estratégica, pois, os pontos de entrada necessitam de fortalecer suas capacidades básicas e adoptar estratégias de atuação que permitam fornecer respostas rápidas em termos de saúde pública, medindo e reduzindo os riscos resultantes de eventos de importância internacional no sentido de garantir a segurança do tráfego e do comércio internacional”.

Neste sentido, o ateliê tem como objetivo conduzir a uma avaliação das capacidades atualmente existentes a nível dos pontos de entrada no país, designadamente os portos e aeroportos internacionais, a fim de determinar o estado de implementação do RSI 2005 em Cabo Verde, indicou a fonte.

-0- PANA CS/DD 08 nov 2015

08 Novembro 2015 10:42:27


xhtml CSS