Cabo Verde associa-se às comemorações dos 800 anos da língua portuguesa

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os Correios de Cabo Verde associaram-se às comemorações dos 800 anos da língua portuguesa, com a emissão de um selo comemorativo da efeméride que começou a ser assinalado segunda-feira, no Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o 5 de maio.

As atividades comemorativas do oitavo centenário da língua comum aos oito países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) decorrem até junho de 2015, visando, entre outros objetivos, a afirmação da língua portuguesa no mundo.

Em Cabo Verde, as atividades comemorativas arrancaram com uma tarde cultural promovida no Centro Cultural Português, na Cidade da Praia, em colaboração com a Academia Cabo-verdiana de Letras que também se associou à iniciativa com um momento de leitura de poesia e uma sessão dedicada à norma ortográfica.

Vera Duarte, Ondina Ferreira, Kaká Barbosa, Manuel Veiga, Fátima Bettencourt, David Hopffer Almada, Manuel Brito Semedo e Corsino Fortes foram os membros da Academia que, a convite da Associação 8 Séculos de Língua Portuguesa, aproveitaram a ocasião para recitar poemas de vários autores de todos os países de língua portuguesa.

As comemorações dos 800 anos de língua portuguesa visam contribuir para a aproximação dos países lusófonos, bem como de Macau (região autónoma especial da China, até há pouco tempo sob a administração de Portugal) em termos de uma grande manifestação cultural.

Com esta iniciativa pretende-se também contribuir para a afirmação da língua portuguesa no mundo a nível cultural, político e económico e nas grandes instituições internacionais.

Aprofundar o conhecimento da língua e incentivar a produção da escrita é outro dos objetivos preconizados com a realização das atividades que decorrem até junho de 2015.

Em 2005, ficou decidido em Luanda, Angola, que 05 de maio seria o Dia da Língua Portuguesa, mas a data só foi oficializada em junho de 2009 em Cabo Verde, quando o XIV Conselho de Ministros da CPLP  chegou a um acordo neste sentido.

A posição do português nas listas das línguas com maior número de falantes (cerca de 244 milhões) varia conforme os critérios das organizações que as elaboram.

No site do Observatório da Língua Portuguesa, é explicado como se chega aos 244 milhões de falantes.

Falado nos cinco continentes, o português é a língua oficial de oito países, designadamente Angola (19,8 milhões de habitantes), Brasil (194,9 milhões), Cabo Verde (512 mil), Guiné-Bissau (1,5 milhões), Moçambique (23,3 milhões), Portugal (10,6 milhões), São Tomé e Príncipe (165 mil) e Timor-Leste (1,1 milhão).

Atualmente, a língua portuguesa é considerada a sexta língua mais falada no mundo, destacando-se internacionalmente não apenas no âmbito cultural e político mas também económico.

-0- PANA CS/IZ 06maio2014

06 Maio 2014 15:40:03


xhtml CSS