Cabo Verde assinala centenário do movimento literário Claridade

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Ministério da Cultura de Cabo Verde leva a cabo de sexta-feira a domingo, na cidade da Praia, um seminário internacional para assinalar o centenário do nascimento da geração de intelectuais que fundou, nos anos 30, em Cabo Verde, o movimento literário denominado "Claridade", apurou a PANA quarta-feira.
Este evento tem lugar poucos dias depois de ter sido assinalado o centenário do nascimento do escritor, professor e advogado Baltasar Lopes da Silva, tido como o principal mentor, juntamente com Manuel Lopes e Jorge Barbosa, do surgimento em 1936 da revista literária "A Claridade" na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente.
A publicação, que esteve no centro de um movimento de emancipação cultural, social e política da sociedade cabo-verdiana denominado "Claridoso" é tido como o grande marco da moderna literatura da antiga colónia portuguesa.
Do ponto de vista literário, os estudiosos definem o movimento como o marco de uma fase de contemporaneidade estética e linguística, em que se procurou superar o conflito entre o Romantismo de matriz portuguesa (dominante durante o século XIX) e o novo Realismo.
Sofrendo a influência do Realismo Nordestino do Brasil, os claridosos procuraram produzir uma literatura baseada na realidade cabo-verdiana e mais atenta às realidades do quotidiano do povo.
Inicialmente, o grupo pretendia fundar um jornal para chamar atenção para a situação de fome e miséria que vivia o povo das ilhas, devido ao estado de abandono a que o arquipélago era votado pelas autoridades coloniais de então.
Quando viu gorada as suas pretensões, uma vez que se exigia uma avultada quantia de depósito para se criar um jornal nessa época, o grupo optou por publicar uma revista periódica, que, ao longo de 24 anos, só conseguiu produzir nove números.
No entanto, estudiosos da literatura cabo-verdiano consideram que, com a publicação da revista, embora de forma intermitente, os "claridosos" conseguiram dar uma dimensão diferente a Cabo Verde, ultrapassando o espaço geográfico reduzido do arquipélago.

25 Abril 2007 16:21:00


xhtml CSS