Cabo Verde assinala Dia Mundial dos Oceanos com enfoque na poluição dos mares

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Dia Mundial dos Oceanos,  08 de junho, é assinalado esta segunda-feira, em Cabo Verde, com um debate sobre a problemática da poluição dos oceanos por plásticos e não só, apurou a PANA de fonte segura.

Comemorada sob o lema “Oceanos saudáveis, planeta saudável”, a efeméride será marcada pela realização de uma conferência com o mesmo nome, no auditório do Campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na Cidade da Praia, a capital.

Segundo uma fonte da a Direção Geral dos Recursos Marinhos do arquipélago, pretende-se com esta iniciativa debater “a problemática da poluição dos oceanos por plásticos e consciencializar as instituições sobre os problemas e os desafios relacionados com o mar”.

Segundo a mesma fonte, o Dia Mundial dos Oceanos vai ser uma oportunidade para se fazer uma reflexão sobre a “importância dos oceanos para o desenvolvimento sustentável da humanidade” e também um momento para se “reconhecer os problemas relacionados com os oceanos”.

Entre esses problemas, destaca-se o declínio dos recursos da pesca, os impactos das mudanças climáticas, a degradação do ambiente marinho, a segurança e a proteção marítima, as condições de trabalho dos marítimos, bem como o aumento do fluxo migratório.

O objetivo final da conferência na Uni-CV é incutir nas pessoas, especialmente nas crianças, alguma responsabilidade relativamente à conservação dos oceanos, sensibilizá-las sobre as boas práticas para com os oceanos, entre outros.

Neste sentido estarão em debate três painéis, nomeadamente “Oceanografia de Cabo Verde”, o projeto  “Cabo Verde sem Plástico” e “Efeito das mudanças climáticas nas zonas costeiras”.

A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992.

Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 08 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em vários países com o propósito de mostrar a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

-0- PANA CS/IZ 08junho2015

08 Junho 2015 13:41:30


xhtml CSS