Cabo Verde apresenta terceiro inventário de gases com efeitos de estufa

Praia, Cabo Verde (PANA) - O terceiro inventário de Cabo Verde relativamente aos gases com efeitos de estufa, nomeadamente o dióxido de carbono, o metano e óxido nitroso, vai ser apresentado durante um ateliê que se realiza na Cidade Velha, no município da Ribeira Grande, na ilha de Santiago, apurou a PANA quinta-feira na cidade da Praia.

O documento elaborado pelo Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território (MAHOT) indica que, para além do dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, os gases com efeitos de estufa cujas emissões e remoções antrópicas foram estimadas no presente inventário são os hidro-fluor-carbonos, os per-fluor-carbonos e o hexa-fluoreto de enxofre.

Segundo o inventário, o arquipélago, que não produz gases com efeito de estufa mas faz a sua importação para a refrigeração através do controlo da entrada dessas substâncias, ratificou a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (CQNUMC), a 29 de março de 1995, que entrou em vigor a 22 de junho do mesmo ano.

O documento garante que Cabo Verde, na condição de Parte Contratante da Convenção, respeitou, até esta data, o compromisso de formular uma Comunicação Nacional à Conferência das Partes.

Em nota de imprensa, o MAHOT recorda que Cabo Verde apresentou o seu primeiro inventário de gases com efeitos de estufa em 1999, tomando como base o ano de 1995.

Em 2000 apresentou a Primeira Comunicação Nacional (PCN), bem como a sua Estratégia Nacional e o Plano de Ação sobre as Mudanças Climáticas, que tiveram em conta os estudos efetuados pelos diferentes setores respeitantes a inventários dos gases com efeitos de estufa, análises de vulnerabilidade, adaptação e mitigação.

Também em finais de 2013, o arquipélago lançou a Terceira Comunicação Nacional sobre as Mudanças Climáticas, uma espécie de relatório que inclui as medidas que estão a ser implementadas em Cabo Verde sobre o setor.

O documento é elaborado sob a direção do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) e submetido ao Secretariado da CQNUMC, que autorizou a sua implementação.

-0- PANA CS/IZ 17dez2015

17 Dezembro 2015 10:54:45


xhtml CSS