Cabo Verde apresenta experiência de governação eletrónica na conferência da CPLP

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) de Cabo Verde apresentará a experiência do arquipélago cabo-verdiano em termos de utilização dos serviços Cloud na modernização da Administração Pública em Lisboa, Portugal. , apurou a PANA, terça-feira, na cidade da Praia de fonte segura.

O NOSI exporá esta esperiência cabo-verdiana durante a Iº Conferência de Governo Eletrónico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a ter lugar sexta-feira próxima, 29 do corrente, em Lisboa (Portugal).

Esta conferência, co-organizada pela CPLP, pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA, IP.) e pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), decorrerá sob o lema “Governação Inteligente para Liderar o Futuro”.

O evento surge tendo em conta o potencial de cooperação por explorar nos domínios do Governo Eletrónico nos países da CPLP e contará com a presença de dirigentes de organismos públicos competentes ligados à esta matéria e às áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos Estados-Membros.

Conforme explica uma fonte da NOSI, Cloud é uma plataforma informática para a utilização da memória e das capacidades de armazenamento de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.

Esses serviços permitem a uma organização dispensar computadores e outros meios físicos para guardar os seus dados remotamente nas redes Cloud disponibilizados por grandes empresas, como Amazon, Google, IBM, Microsoft e Apple.

O gestor do NOSI, Jorge Lopes, que vai apresentar a experiência de Cabo Verde neste domínio, afirma  que o modelo único de Cabo Verde no domínio da governação eletrónica está a servir de inspiração a diversos países e organizações mundiais.

Ele recordou, a propósito, que a experiência de Cabo Verde no domínio da governação eletrónica tem sido apresentada em vários encontros e fóruns internacionais.

Este ano, o NOSI já esteve presente no II Fórum Africano de Melhores Práticas das TIC na Caribenha sobre a Reforma do Sistema de Gestão das Finanças Públicas, em Santa Lúcia, e no Atelier de Validação da Academia de Governação Eletrónica na Africa Ocidental, realizado em Accra (Gana).

De acordo com o mais recente relatório apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU), Cabo Verde ocupa a quinta posição a nível do continente africano na área da sociedade de informação e gestão financeira, sendo ultrapassado apenas pela Africa do Sul, pelas iIhas Maurícias, pelas ilhas Seichelles e pelo Egipto.

O gestor do NOSI garantiu que a sua instituição está a fazer um “grande esforço” para dar um salto qualitativo no próximo relatório.

A primeira conferência de Governo Eletrónico da CPLP acontece sob o lema “Governação Inteligente para Liderar o Futuro” para nomeadamente impulsionar a troca de experiências na governação eletrónica entre os diversos países da comunidade.

-0-  PANA CS/DD 27nov2013

27 Novembro 2013 12:56:23


xhtml CSS