Cabo Verde apresenta em Paris experiência de combate à desnutrição

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde foi escolhido, entre cinco países, para demonstrar os “bons resultados” obtidos na luta contra a desnutrição infantil numa conferência internacional esta terça-feira em Paris (França), soube a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

A ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Verona Ortet, que vai representar o arquipélago na Conferência Internacional Contra a Desnutrição Infantil, disse à Rádio de Cabo Verde que o seu país pretende demonstrar os seus ganhos, mas também “solicitar um forte apoio para que os ganhos já obtidos sejam consolidados” e para que Cabo Verde possa “diminuir a prevalência da anemia nas mulheres grávidas e nas crianças menores de cinco anos”.

Organizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a conferência, que decorre sob o lema “Reforçar a Segurança Nutricional na África Subsariana: A Via para a Resiliência e o Desenvolvimento”,  reúne decisores políticos, atores da ajuda no terreno e doadores.

Os participantes pretendem a tomada de medidas visando o reforço do compromisso político e financeiro, a longo prazo, para enfrentar o desafio que constitui a malnutrição infantil com uma tónica forte na África Subsariana.

Neste sentido, o objetivo principal do evento com dois dias de duraçção passa pela promoção do diálogo entre as diversas partes interessadas, a partilha de experiências e das lições aprendidas, bem como a identificação de estratégias que possam ser adaptadas a cada contexto.

De acordo com os organizadores, o encontro de Paris oferece uma “oportunidade única” de envolver não só França, como outros países membros da União Europeia, em particular no contexto da cúpula do G8, nas discussões sobre a agenda do projeto de desenvolvimento pós-2015.

A conferência é organizada em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, a Ação Contra a Fome (ACF), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Fundação Bill e Melinda Gates e os Médicos Sem Fronteiras (MSF).

-0- PANA CS/TON 14maio2013

14 may 2013 18:05:51




xhtml CSS