Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde alarga vacinação a residentes acima de 45 anos

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde anunciou o alargamento da inscrição para a vacinação contra a covid-19 a todos os residentes com idade superior a 45 anos, apurou a PANA de fone oficial.

De acordo com o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, na conferência de imprensa semanal de balanço sobre a progressão da covid-19, em Cabo Verde, o processo de inscrição vai decorrer, até 08 de junho, em paralelo com os restantes grupos prioritários previstos no plano nacional de vacinação contra a covid-19.

No quadro desse plano, os grupos prioritários incluem elementos da Forças Armadas, da Polícia Nacional, do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, professores, trabalhadores do setor do turismo e doentes crónicos.

O porta-voz do Ministério da Saúde revelou que, desde 19 de março, data do inicio da campanha, 21.657 pessoas já receberam "pelo menos a primeira dose" de uma das duas vacinas (AstraZeneca e Pfizer) de que o arquipélago dispõe.

Segundo o responsável sanitario, trata-se do equivalente a 5,5 por cento da população elegível (cerca de 395 mil dos 550 mil habitantes do arquipélago, excetuando crianças), incluindo 4.108 profissionais de saúde, neste caso mais de 92 por cento do total.

"A vacinação está a decorrer sem sobressaltos, sem constrangimentos maiores", garantiu Jorge Noel Barreto.

Cabo Verde deverá receber, ainda este mês, 31.200 doses da vacina contra a covid-19 pelo mecanismo Covax e espera 300 mil doses fornecidas pela China, para acelerar, em junho, o processo de vacinação, declarou à imprensa o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

O país já tinha recebido 24 mil doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca em 12 de março e 5.850 da Pfizer dois dias depois, no âmbito do mecanismo Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.

Através do mecanismo Covax, Cabo Verde tem atribuídas mais 80 mil doses de vacinas da AstraZeneca.

Em 14 de maio, Cabo Verde recebeu de Portugal uma doação de 24 mil doses de vacinas também da AstraZeneca, pelo que a garantia de entrega, nos próximos dias, de mais 31.200 doses é um "bom sinal", segundo o ministro da Saúde.

-0- PANA CS/IZ 26maio2021