Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde adere à Parceria para a Governação Aberta

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde acaba de aderir à “Open Government Partnership” (OGP, em sigla inglesa) ou “Parceria para a Governação Aberta”, tornando-se assim no 66º país do mundo a integrar essa instituição virada para a promoção da democracia à escala mundial, apurou a PANA, quarta-feira, na cidade da Praia, de fonte diplomática.

A OGP é uma iniciativa multilateral internacional que visa difundir e incentivar globalmente práticas governamentais relacionadas com a transparência dos governos, o acesso à informação pública e a participação social.

Um comunicado de imprensa divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores de Cabo Verde indica que a OGP, lançada desde 2011, tem ainda por objetivo tornar os governos “mais abertos, efetivos e responsáveis por meio da construção de compromissos concretos que promovam a transparência governamental”.

A nota lembra que foi durante a visita de trabalho do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, aos Estados Unidos, em 2013, e no encontro com o Presidente Barack Obama, que foi lançada a ideia de Cabo Verde integrar a Open Government Partnership.

-0- PANA CS/IZ 16julho2015