Cabo Verde adere à Assembleia Parlamentar da Francofonia

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A adesão do Parlamento cabo-verdiano é um dos pontos da agenda da 29ª sessão da Assembleia Parlamentar da Francofonia, que decorre de segunda a quinta-feira em Niamey (Níger), apurou a PANA na Praia de fonte segura.
Uma delegação da Assembleia Nacional cabo-verdiana, conduzida pelo seu presidente, Aristides Lima, encontra-se na capital nigerina para participar desta reunião de parlamentares francófonos.
Até agora, Cabo Verde tem assistido a esses eventos como observador.
A delegação cabo-verdiana é constituída ainda pelo líder do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MPD, maior partido da oposição), Rui Figueiredo Soares, e pelos deputados Alcídio Tavares e José Manuel Andrade, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV,no poder).
No passado mês de Maio, o presidente da Assembleia Nacional cabo- verdiana esteve no Egipto, a convite do seu homólogo egípcio, para participar, como observador na XI Assembleia Regional Africana da Organização Internacional da Francofonia, que é actualmente dirigida pelo ex-presidente senegalês Abdou Diouf.
O encontro, agrupando parlamentos de expressão francesa, permite também o alargamento de contactos com representantes de outros países.
A Assembleia Parlamentar da Francofonia, que se realiza uma vez por ano, é constituída por quatro comissões, designadamente a de questões políticas, parlamentares, educação e problemas culturais e a última que se ocupa da cooperação e desenvolvimento.
Este fórum dos parlamentares francófonos foi criado em 1967, com objectivo de promover a cooperação Inter-parlamentar e o desenvolvimento democrático dos países de língua francesa.
Actualmente é integrada por 64 membros de pleno direito e associados, bem como de parlamentos observadores.

07 Julho 2003 13:17:00




xhtml CSS