Cabo Verde acolhe seminário da CEDEAO sobre energia solar térmica

Praia, Cabo Verde (PANA) – A capital cabo-verdiana acolhe, próxima semana, um seminário de responsáveis políticos e especialistas dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a definição do programa de reforço das capacidades em energia solar térmica na sub-região oeste-africana.

Denominado “Definição do programa da CEDEAO para a formação e demonstração em energia solar térmica”, o seminário é da iniciativa do Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE), instituição que tem sede na capital cabo-verdiana, Praia.

Presentes estarão os ministérios que tutelam a Energia e a Habitação, bem como responsáveis da Ordem dos Arquitetos da CEDEAO, assim como das instituições que trabalham com energia solar térmica, bem como de especialistas regionais e internacionais do setor.

Segundo o Secretariado do ECREEE, o objetivo principal deste encontro de dois dias é definir o âmbito das prioridades do referido programa, que tem como finalidade “reforçar as capacidades dos atores nacionais” dos diferentes países da Comunidade.

Com esta iniciativa, o ECREE pretende projetar e implementar sistemas de energia solar térmica, nomeadamente para o aquecimento de água em edifícios, produção de calor para a indústria, arrefecimento e secagem solar, entre outras utilizações.

A mesma fonte refere que o encontro será também uma oportunidade para criação de uma plataforma regional para consciencialização sobre as potencialidades da energia solar térmica na região e discutir as questões relevantes necessárias ao sucesso da tecnologia.

A anteceder esse seminário, o ECREE tem agendado mais dois eventos, sendo um deles uma formação a decorrer, de 09 a 10, sobre “Edifícios energeticamente eficientes”, que será seguido de um outro seminário de validação da diretiva da CEDEAO para a “Eficiência energética em edifícios”, previsto para os dias 11 e 12.

O ECREEE, formalmente inaugurado em 06 de julho de 2010,  é um orgão da organização criado pelos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO para promover as energias renováveis e a eficiência.

Este seminário terá lugar nos dias 13 e 14 de junho, a nível regional, procurando sinergias e complementaridades entre os 15 países-membros da Comunidade.

Neste sentido, o Centro visa, entre outros aspetos, melhorar a segurança energética, aumentar o acesso a serviços energéticos modernos, bem como apoiar o desenvolvimento económico e social desta região de uma forma ambientalmente benéfica através das energias renováveis.

-0- PANA CS/IZ 06junho 2014

06 Junho 2014 01:00:20




xhtml CSS