Cabo Verde acolhe reunião o Grupo G7 Amigos do Golfo da Guiné

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma reunião do grupo do G7 de Amigos do Golfo da Guiné  realiza-se esta quinta-feira na cidade da Praia para fazer o ponto de situação da segurança na sub-região, com enfoque na segurança marítima e na liberdade de navegação, apurou a PANA de fonte segura.

O grupo G7 de Amigos do Golfo da Guiné integra a Alemanha, o Canadá, os Estados Unidos, a Itália, o Japão, o Reino Unido, a França, a Bélgica, o Brasil (como observador), a Coreia do Sul, a Dinamarca, a Espanha, a Noruega, os Países Baixos, Portugal, a Suíça, a União Europeia, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e a Interpol (Polícia Internacional).

O seu objetivo é cooperar para assegurar a estabilidade, segurança marítima e liberdade de navegação nesta sub-região africana, assolada pela pirataria marítima, indica a fonte.

Conforme anunciou o ministro cabo-verdiano da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, durante esta reunião a decorrer durante todo o dia de sexta-feira na cidade da Praia, os participantes vão “partilhar informações sobre a segurança marítima, a pirataria e todo o tipo de criminalidade que acontece nesta região desde a América do Sul, passando pela região de Cabo Verde até à Europa".

ANunciando o encontro, a ser presidido por Portugal e que junta na cidade da Praia técnicos de alto nível dos países membros,  Luís Filipe Tavares disse que o mesmo é também uma oportunidade para a partilha de um conjunto de informações e a definição de estratégias.

“Cabo Verde acolhe a reunião e quer ser um país útil pela forma de trabalhar e na procura de fazer uma ponte entre as partes", acrescentou.

O governante cabo-verdiano destacou a "cooperação intensa" entre vários países, nomeadamente a Espanha, a França, Portugal, o Brasil e os Estados Unidos, na vigilância marítima nesta região.

Frisou que "é necessário continuar-se a trabalhar para que haja mais ações conjuntas de vigilância".

-0- PANA CS/DD 02dez2016

02 Dezembro 2016 11:44:22


xhtml CSS