Cabo Verde acolhe fórum regional marinho e costeiro da África Ocidental

Praia, Cabo Verde (PANA) - A oitava edição do Fórum Regional Marinho e Costeiro da África Ocidental inicia-se de 02 a 05 de novembro corrente na capital cabo-verdiana, sob o lema “Mobilizemo-nos face aos desafios das Mudanças Climáticas”, apurou a PANA de fonte segura.

Segundo um documento divulgado pela organização, o fórum se realiza no âmbito do Programa Regional de Conservação da Zona Costeira e Marinha (PRCM), e “constituirá mais uma forte oportunidade para demonstrar que juntos se pode fazer a diferença para uma zona costeira e marinha da África Ocidental mais sadia e mais produtiva”.

Para organizadores do evento , “a preservação ambiental é e será sempre uma missão nobre, pois ela representa a sustentabilidade do planeta e um legado valioso” para gerações vindouras.

Durante o fórum os participantes pretendem debater os problemas ambientais que afetam esta região banhada pelo oceano Atlântico, estratégias de conservação conjunta de recursos da zona costeira e marinha da África Ocidental.

Serão debatidos, durante o evento, problemas que as alterações climáticas têm vindo a causar em termos de ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam atualmente.

Cabo Verde é apontado como um “exemplo perfeito” de vulnerabilidade às mudanças climáticas, uma vez que a sua insularidade e as caraterísticas climáticas, comuns à região do Sahel, terão efeitos graves sobre os já sensíveis ecossistemas, bem como as pessoas que dependem deles, devido a este fenómeno.

A Comunicação Nacional Inicial de Cabo Verde (INC-1999) complementar ao Convenção Quadro das Nações identificou a água, florestas, o desenvolvimento costeiro, a agricultura e a pecuária como os setores mais vulneráveis às mudanças climáticas no país.

-0- PANA CS/DD 02nov2015

02 Novembro 2015 11:46:37


xhtml CSS