Cabo Verde acolhe festival internacional de teatro

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A cidade do Mindelo, na ilha cabo- verdiana de São Vicente, acolhe, a partir de quinta-feira, a XV Festival Internacional de Teatro, que contará com a participação de 21 grupos oriundos de 10 países da Europa, da América do Sul e de África, soube a PANA de fonte da organização.
No festival, conhecido por "Mindelact", vão estar representados, para além de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Mali, Portugal, Espanha França, Bélgica e República Checa, e Brasil.
PAra a organização do certame considerado como "o maior evento teatral africano", a grande novidade do evento vai ser a actuação do Théatre des Bouffes du Nord, o teatro parisiense do encenador checo Peter Birook.
"Pela primeira vez teremos no país um espectáculo encenado por Peter Brook, um dos mais importantes encenadores modernos do teatro mundial", explicou o director artístico do Mindelact, João Branco.
A organização destaca igualmente a presença do espanhol Carlos Martinez, "um dos maiores mimos do mundo", que trará o espectáculo "Hand Made", bem como a estreia, no arquipélago, do Mutumbela Gogo, "o mais emblemático grupo de teatro de Moçambique", com "As Filhas da Nora".
O director artístico do Mindelact anuncia ainda que, tal como nas edições anteriores, o programa deste ano do Mindelact incluirá actividades fora dos palcos, com acções de formação, nomeadamente no domínio das técnicas de construção da personagem e vocal.
João Branco considera que estão reunidas as condições para que a edição deste ano do Mindelact possa ser considerada "a melhor de sempre".

10 Setembro 2009 13:31:00


xhtml CSS