Cabo Verde acolhe encontro das Autoridades de Aviação Civil Africana

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Comité de Pilotagem das Autoridades de Aviação Civil Africana  iniciou esta quarta-feira na Cidade Velha, na ilha cabo-verdiana de Santiago, uma reunião com o objetivo de traçar os planos de ação para o próximo ano e analisar a sustentabilidade do setor no continente africano, apurou a PANA de fonte aeronáutica.

Em declaração à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), o presidente do Conselho da Administração da Agência de Aviação Civil (AAC) de Cabo Verde, João Monteiro, realçou que vai estar em debate uma maior cooperação entre os países na aplicação do “African Flight Procedure Program” (Programa Africano de Voo Processual – AFPP SC), conforme recomenda Organização Internacional de Aviação Civil (OIAC).

Segundo ele, um dos “maiores desafios” neste momento é a atração de mais países do continente africano para o AFPP SC de modo a que o programa  seja mais sustentável.

“Para atrair mais estados africanos temos que demostrar que o AFPP SC é vantajoso e que há necessidade de acordo de maior cooperação entre os Estados, fazendo com que os países se desenvolvam em termos de navegação aérea de forma harmoniosa”, realçou.

Participam no encontro representante de países membros do projeto, nomeadamente
Argélia, Gabão, Gâmbia, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Zâmbia, Tanzânia e um representante da AIRBUS.

No âmbito deste encontro, a OIAC promove de 22 a 23 de outubro corrente na Cidade Velha, primeira capital de Cabo Verde, uma formação sobre “DGCAs Course” destinada aos diretores-gerais das autoridades civil africana, que será ministrada pela Academia de Aviação de Singapura, uma das referências mundiais do setor aeronáutico.

A formação é dirigida aos diretores-gerais das Autoridades de Aviação Civil africanas e visa a transmissão de conhecimentos específicos e basilares para a gestão da segurança operacional na aviação civil, assim como novas abordagens ligadas ao desenvolvimento e gestão efetiva deste setor nos respetivos Estados.

-0-  PANA  CS/TON 21outubro2015

21 Outubro 2015 17:28:45




xhtml CSS