Cabo Verde acolhe X Fórum de Nutrição da África Ocidental

Praia- Cabo Verde (PANA) – A cidade do Mindelo, na ilha cabo--verdiana de São Vicente, será palco de 18 a 22 de Setembro corrente do X Fórum de Nutrição dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), apurou a PANA de fonte próxima da organização do evento.
O objectivo fundamental do encontro, que reúne peritos dos Estados membros da CEDEAO, é a recolha de subsídios e experiências com vista a melhorar o estado nutrimental da população dos países da região, contribuir para a redução da morbidade e mortalidade e reforçar o capital humano nessa área.
Este ano, o fórum vai decorrer sob o lema "nutrição e doenças crónicas", o que demonstra a preocupação relativamente ao aumento de doenças não transmissíveis nalguns casos relacionadas com práticas alimentares incorrectas.
Os participantes irão discutir temas como a dimensão da dupla carga da morbidade e da malnutrição face à globalização, e estratégias globais em matéria de alimentação.
Serão ainda abordadas as experiências e os programas nacionais de prevenção e a identificação de acções apropriadas para a prevenção contra a sobrenutrição com a contribuição dos países parceiros.
Segundo os organizadores, a escolha do tema justifica-se pelo facto de as doenças crónicas não transmissíveis (DNT) estarem a aumentar de forma acelerada no mundo, sem distinção de países nem de nível económico.
Em 1996, foi criada uma Rede de Pontos Focais para a Nutrição, integrada por nove países francófonos da África Ocidental, tendo os da CEDEAO filiado nela, em 1999.
Em 2000, a Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) passou a assumir o principal papel na organização e coordenação das reuniões sobre esta problemática, que se realizam de dois em dois anos.
O último encontro, antes do de Cabo Verde, teve lugar em 2004, no Benin.
A CEDEAO é integrada por Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d’Ivoire, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné Conakry, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

08 Setembro 2006 19:42:00




xhtml CSS