Cabo Verde acolhe Encontro da Zona de Paz do Atlântico Sul

Praia, Cabo Verde (PANA) – A VIII Reunião Ministerial da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) realizar-se-á na cidade do Mindelo, na lha cabo-verdiana do mesmo nome, de 20 a 21 de maio corrente,apurou a PANA de fonte segura.

O objetivo desta reunião, que contará com a participação dos 24 países membros de ZOPACAS, é promover a cooperação regional e fazer a manutenção da paz e da segurança nos países de África e da América do Sul, cujo litoral é banhado pelo Oceano Atlântico Sul.

Conforme uma fonte diplomática cabo-verdiana, durante os dois dias de diálogo, os participantes vão debruçar-se sobre várias áreas de cooperação, nomeadamente a segurança marítima, a investigação oceanográfica, os transportes marítimos, a cooperação universitária, tecnologias de informação e comunicação.

A mesma fonte adianta que, além das iniciativas de cooperação, a ZOPACAS desenvolve também ações de caráter político-diplomático, em especial no campo da proteção ambiental, do desarmamento nuclear e da solução pacífica de conflitos entre os países integrantes.

-0- PANA CS/DD 16maio2015

16 Maio 2015 11:09:13


xhtml CSS