Cabo Verde acolhe Conferência Episcopal Interterritorial

Praia, Cabo Verde (PANA) – A cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente acolhe, de 07 a 13 de novembro, uma Conferência Episcopal Interterritorial, constituída pelos bispos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal e Mauritânia, e que vai ter em agenda, entre outros assuntos, a preparação de uma exortação para a Quaresma de 2017.

“Trata-se de uma exortação que terá maior incidência nos países do continente mas nós vamos interferir para dar-lhe um cunho também nosso”, disse o bispo do Mindelo, D. Ildo Fortes, em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress).

O prelado cabo-verdiano disse que “outros assuntos, que têm a ver com a Igreja Universal, também estarão em cima da mesa”, com destaque para o empenhamento do Papa “para que os tribunais diocesanos funcionem, sobretudo, pela causa da nulidade dos matrimónios”.

Segundo ele, há muitas pessoas que casaram mas cujo casamento não é considerado válido e ficam “com a vida empatada” à espera de uma decisão do tribunal diocesano.

“Vamos discutir (sobre) vários assuntos da pastoral que são comuns aos quatro países”, disse o bispo do Mindelo, explicando que há temas específicos de cada país que não poderão ser discutidos na Conferência Episcopal Interterritorial.

D. Ildo Fortes adiantou que do programa da Conferência consta um dia dedicado à espiritualidade para refletirem sobre o Ano da Misericórdia, para celebrações e, também, para um contacto dos partcipantes com a realidade cultural do arquipélago.

Ele explicou que essa Conferência Episcopal é uma conferência “sui generis”, já que é constituída apenas pelos bispos de quatro países e, por isso, é designada por Conferência Episcopal interterritorial, já que, normalmente, as conferências episcopais são constituídas pelos bispos de uma única Nação.

O caso da Conferência Episcopal Interterritorial é especial porque países como Cabo Verde, Guiné-Bissau e Mauritânia não têm bispos suficientes para formarem uma Conferência Episcopal nacional razão por que, para o efeito, se juntaram aos bispos do Senegal.

Os bispos da Conferência Episcopal Interterritorial do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau participam, no domingo, 13, na solene concelebração eucarística de encerramento do Ano da Misericórdia e, no dia 14, segunda-feira, terão o dia livre para visitarem a vizinha ilha de Santo Antão.

O encontro do Mindelo, da Conferência Episcopal Interterritorial, contará com a presença dos bispos titulares do Senegal (7), de Cabo Verde (2), da Guiné-Bissau (3) e da Mauritânia (1), além do bispo auxiliar de Bissau e dos bispos eméritos que, igualmente, integram a conferência.

-0- PANA CS/IZ  06nov2016

06 Novembro 2016 10:25:43


xhtml CSS