Cabo Verde acolhe Centro Africano de Formação das Forças de Segurança

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - O Centro Africano de Formação será construído em Cabo Verde até meados de 2020 para as forças de segurança do Estado,   anunciou terça-feira um comunicado transmitido à PANA.

O objetivo deste centro é responder aos desafios de segurança crescentes no continente e apoiar a cooperação internacional em matéria de defesa e segurança.

Orbit Training Center, como é designado este centro, será construído num superfície de 2,5 quilómetros quadrados, terá capacidade para 150 estagiários e instrutores, ao passo que os seus custos rondam os 125 milhões de dólares americanos.

O centro, o primeiro do género em África, será dotado de infraestruturas de treino, simulação e  formação de ponta para tiros em sala, tiros em combate, a natação de combate, o desporto, a informação, as telecomunicações militares e seguras, a interceção, a manutenção da ordem bem com a luta contra droga, caça furtiva e cibercriminalidade.

Está igualmente prevista nele a construção dum espaço dedicado a conferências internacionais em relação aos setores da defesa e da segurança.

Os beneficiários da formação do Orbit Training Center são forças de Polícia, forças armadas,  forças espciais, serviços de informações e serviços especiais, agentes aduaneiros, guardas costeiros, bombeiros e serivços de proteção civil do continente africano, principalmente.

Além disso, a infraestrutura visa igualmente instituições internacionais como as Nações Unidas, para a manutenção da paz, a União Africana (UA), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o Grupo de Supervisão do Cessar-fogo da CEDEAO (ECOMOG), a Pol icia Intrnacional (Interpol), ou mesmo a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Desenvolvido com o apoio do Governo cabo-verdiano, Orbit Training Center vai dispor do estatuto de Zona Franca.

-0- PANA BAL/BEH/IBA/MAR 14fev2018

14 Fevereiro 2018 13:49:07


xhtml CSS