Cabo Verde Ballet realiza primeira atuação no Dia Mundial da Dança

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Palácio da Assembleia Nacional, na cidade da Praia, foi palco  terça-feira da primeira atuação da Cabo Verde Ballet, um evento promovido pelo Ministério da Cultura (MC), enquadrado nas comemorações do Dia Mundial da Dança, o 29 de abril.

A atuação desta companhia de dança foi antecedida do “premier mundial”, que consiste na demonstração de uma peça em três atos, através da qual se mostra a linguagem estética da Cabo Verde Ballet.

À semelhança de outros grupos do género, a Cabo Verde Ballet conta, além da comunidade artística nacional do país e da diáspora, com bailarinos clássicos e contemporâneos de Portugal, Brasil, e Senegal.

A companhia é tutelada pela Fundação Cabo Verde Ballet, instituição que terá um carácter autónomo e que vai assinar um contrato-programa para formação e pagamento do núcleo dos profissionais residentes, que também irá garantir todos os custos fixos do Ballet por um período de 10 anos.

O Governo, por sua vez, coloca o Auditório Nacional Jorge Barbosa, na Cidade da Praia, à disposição da Cabo Verde Ballet para ser sede e local de ensaios da companhia que, inicialmente, é constituída por um núcleo residente de sete bailarinas e bailarinos, um diretor artístico, um monitor e um coreógrafo.

Em setembro do ano passado, a China anunciou que ia ajudar Cabo Verde na montagem do ballet e da orquestra nacionais, no âmbito de um memorando de entendimento na área cultural, assinado nessa altura, na cidade da Praia.

O ministro cabo-verdiano da Cultura, Mário Sousa, que testemunhou a assinatura do memorando realizado no âmbito da visita ao arquipélago de uma delegação da região chinesa de Shangai, revelou que já se encontravam selecionados os bailarinos, diretores e coreógrafos que iriam integrar o projeto de criação do ballet e da orquestra nacionais.

-0-  PANA CS/IZ 30abril2014





30 Abril 2014 12:43:45


xhtml CSS