CUA apresenta condolências depois da morte de sua ex-Vice-Presidente Mazimhaka

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A Comissão da União Africana (CUA) declara-se entristecida pela morte da sua ex-Vice-Presidente, Patrick Mazimhaka, ocorrida a 25 de janeiro de 2018, segundo um comunicado divulgado no fim de semana.

Falando sobre a "grande perda duma dirigente distinta, uma real filha de África e uma pan-africanista", a CUA declarou que se vai lembrar, durante muito tempo, de Mazimhaka como um ator chave na evolução e transformação maior da nossa organização continental, cuja denominação passou da Organização da Unidade Africana (em 1999) para a União Africana" em 2002.

Mazimhaka foi Vice-Presidente da Comissão da União Africana de 2003 a 2008, a mesma duração do mandato de Alpha Oumar Konaré, então presidente da instituição e ex-Presidente maliano de 1992 a 2002.

Desempenhou igualmente um papel essencial nos esforços de restabelecimento da paz na Somalilândia.

A CUA exprimiu as suas sinceras condolências pela morte de Mazimhaka aos seus filhos, à sua família e aos seus amigos enlutados, bem como ao Governo e ao povo da República do Rwanda", do qual o malogrado é natural, acrescentou o comunicado.

-0- PANA AR/AKA/IS/MAR/DD 30jan2018

30 january 2018 12:03:30




xhtml CSS