Agência Panafricana de Notícias

CS da ONU exprime tristeza após morte de quatro capacetes azuis etíopes em Abyei

Nova Iroque, Estados Unidos (PANA) – Os membros do Conselho de Segurança (CS) da Organização Nações Unidas (ONU) manifestaram a sua tristeza na sequência do falecimento de quatro capacetes azuis onusinos na terça-feira última após a explosão duma mina na região cobiçada de Abyei, no Sudão.

Os quatro capacetes azuis, todos originários da Etiópia, estavam a patrulhar com a Força Interina de Segurança das Nações Unidas para Abyei (UNISFA) no interior de Mabok, no sudeste da cidade de Abyei, onde o sinistro aconteceu, indica um comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque, segundo o qual sete outros soldados da UNISFA ficaram feridos ao mesmo tempo.

O embaixador Hardeep Singh Puri da Índia, que assume a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU para agosto, disse que os 15 membros desta instituição apresentaram as suas sinceiras condolências às famílias das vítimas e ao Governo etíope.

Este comunicado, que se segue a um outro similar divulgado pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, insistiu igualmente no apoio total do CS ao trabalho da UNISFA e exortou todas as partes envolvidas nos recentes combates em Abyei a cooperarem com a missão.

Mais de mil 500 soldados etíopes foram desdobrados desde que o CS da ONU votou em junho último, a criação da UNISFA após as violências entre o Norte e o Sul em Abyei e nas zonas circundantes forçaram mais de 100 mil pessoas a fugirem das suas casas.

-0- PANA AA/BOS/AKA/TBM/CJB/DD 04ago2011