CPLP abre Centro de Formação Médica em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Centro de Formação Médica Especializada (CFME) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser inaugurado esta sexta-feira na Praia, capital de Cabo Verde, pelo ministro angolano da Saúde, José Van-Dúnem, cujo país assume a presidência da organização lusófona, soube a PANA de fonte oficial.
O CFME, que funcionará na sede do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), será inaugurado na presença do secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, do ministro cabo-verdiano da Saúde, Basílio Ramos, dos bastonários das Ordens dos Médicos dos países de língua portuguesa e de representantes dos Estados membros e de diversas organizações da sociedade civil.
A abertura do CFME é a concretização de um projeto aprovado por Resolução da II Reunião Ordinária dos Ministros da Saúde da CPLP em Estoril (Portugal) a 15 de maio de 2009.
Os promotores do centro defendem como áreas prioritárias de formação a Infeciologia, a Pediatria, a Saúde Pública, a Medicina Geral e Familiar, a Oftalmologia e a Ginecologia-Obstetrícia.
O CFME tem como entidade coordenadora a Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), que colabora com o Secretariado Executivo da CPLP na execução do projeto.
Cabo Verde já acolhe também um centro de pós-graduação médica, projeto integrado no Plano Estratégico de Saúde da CPLP (PECS), assinado em 2009.
Nessa altura, para além do centro, foram escolhidos outros oito projetos no domínio da saúde no âmbito da CPLP e que serão executados entre 2009 e 2012, com um orçamento em torno de 14 milhões de euros.

29 Outubro 2010 12:34:00


xhtml CSS