COREP prolonga trabalhos

Accra- Gana (PANA) -- Os trabalhos do Comité dos Representantes Permanentes (COREP) da União Africana (UA), cujo encerramento estava previsto para terça-feira, prosseguiram quarta-feira para a discussão de todas as questões da agenda, constatou em Accra, capital do Gana, o enviado especial da PANA.
O COREP, órgão que fixa a agenda da reunião do Comité Executivo que deverá iniciar os seus trabalhos quinta-feira, é composto pelos embaixadores africanos acreditados na UA.
Um embaixador, que pediu anonimato, disse que várias questões previstas na agenda da reunião do COREP não foram examinadas terça- feira como previsto.
"Consagrámos muito tempo nalgumas questões que estavam bem apresentadas nos relatórios das comissões", disse, adiantando que alguns relatórios, nomeadamente o do Sub-comité consultivo sobre a harmonização da política de remuneração na UA e o do Sub-comité sobre a estrutura do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos, levaram muito tempo a ser debatidos.
De acordo com a fonte, o estatuto dos membros do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e Povos ocupou uma boa parte das discussões de segunda-feira, visto que este órgão judicial reclama por meios para cumprir com a sua missão.
As discussões intermináveis sobre algumas questões tiveram repercussões no desenrolamento dos trabalhos do COREP.
"Somos obrigados a passar muito rapidamente em questões importantes para terminar a agenda da reunião, porque devemos acabar imperativamente os nossos trabalhos quarta-feira para submeter as nossas deliberações ao Conselho Executivo da UA", lamentou um dos nossos interlocutores.
A reunião do COREP decorre em prelúdio à Nona Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA, prevista para 1 a 3 de Julho na capital do Gana.

28 Junho 2007 11:04:00




xhtml CSS