CORAF/WECARD elabora três projetos pecuários de envergadura na África Ociental e Central

Dakar, Senegal (PANA) – O Conselho Oeste e Centro Africano para a Pesquisa e o Desenvolvimento Agrícolas (CORAF/WECARD) elaborou, sexta-feira em Dakar, três projetos competitivos nas áreas da pecuária, da gestão dos recursos naturais e das políticas que serão executadas nos próximos três anos em 13 países das duas regióes docontinente africano, constatou a PANA no local.

Financiados pelo Fundo Fiduciário Multi-Doadores do CORAF gerido pelo BM e pela União Europeia e pela Agência Canadiano de Desenvolvimento Internacional (ACDI) com cerca de  um milhão 867 mil e 827 dólares americanos, estes três empreendimentos, que fazem parte de uma série de oito outros, serão coordenados pelo CORAF.

Segundo o diretor executivo do CORAF/WECARD, Paco Sérémé, na sequência da identificação das áreas prioritárias de pesquisa através dos estudos de referência e da sua validação pelos atores da região que os programas Pecuária, Pescas e Aquacultura, Gestão dos Recursos Naturais, Política, Mercados e Comércio foram escolhidos.

Ele acrescentou que o processo de avaliação destas propostas de pesquisa conduziu à aprovação, para financiamento pelo Conselho de Administração do CORAF/WECARD durante a sua sessão ordinária decorrida em maio de 2011 em N'Djamena, no Tchad, de oito projetos dos quais os três acima referidos.

Por sua vez, a ministra senegalesa da Pecuária,  Oumou Khairy Guèye Seck, que presidiu à cerimónia, explicou que são projetos que se inscrevem no âmbito das prioridades dos Estados africanos.

Ela frisou que a pecuária é uma das melhores vias para a segurança alimentar que se  tornou incontornável nas políticas de desenvolvimento do continente.

A ministra senegalesa indicou que contribuindo com um terço para o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola na sub-região, além dos produtos alimentares agrícolas que gera, a pecuária é também fornecedor de atividades não alimentares tais como a força de tração e o adubo que melhoram a produtividade das culturas e não só.

O lançamento destes projetos foi precedido de um atelié de três dias cujo objetivo foi reunir  principais parceiros dos projetos, planificar e definir recomendações para a sua boa execução.

A cerimónia de lançamento dos três projetos acima referidos foi presenciada por 70 participantes provenientes dos sistemas nacionais de pesquisa agrícola dos países deste espaço africano, por instituições de pesquisa internacional e projetos parceiros, bem como pelo secretariado executivo do CORAF e pelo Banco Mundial (BM).

-0- PANA COU/JSG/CJB/DD   26nov2011

26 Novembro 2011 16:28:03


xhtml CSS