Agência Panafricana de Notícias

COMESA preocupado com situação na Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) – O relatório da Comissão de Segurança e Paz às reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) sobre a situação atual da Líbia suscitou vivas preocupações dos delegados presentes, anunciou terça-feira o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.

Os participantes nestas reuniões exprimiram a sua profunda preocupação pela deterioração da situação na Líbia, condenando os atos de violência e de terrorismo perpetrados pelas milícias armadas neste país, acrescentou o Ministério num comunicado.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do COMESA condenaram também a existência dum Governo paralelo e « ilegal » em Tripoli, apelando para uma solução rápida para a crise prevalecente na Líbia sem fazer recurso à violência.

Eles reafirmaram o seu apoio às instituições legais sob a autoridade da Assembleia de Representantes (Parlamento), reconhecida pela comunidade internacional.

Saudaram igualmente os esforços envidados pela Organização das Nações Unidas para chegar a um acordo sobre o conflito na Líbia, e apelaram à Comissão dos Anciãos do COMESA para apoiar estes esforços visando a instauração da paz neste país norte-africano.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/FK/IZ 01abril2015