Agência Panafricana de Notícias

COMESA, EAC e SADC discutem harmonização de regimes comerciais

Pointe-aux-Piments, ilhas Maurícias (PANA) - Cerca de 250 delegados em representação de 26 países do Mercado Comum para a África Oriental e Austral (COMESA), da Comunidade da África Oriental (EAC) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reuniram-se em Pointe-aux-Piments, no norte das ilhas Maurícias, para harmonizar os regimes comerciais dos países membros.

A iniciativa tripartida visa harmonizar os regimes comerciais do COMESA, da EAC e da SADC através da instauração duma zona de livre troca alargada.

O objetivo da zona de livre troca tripartida é alcançar um mercado mais amplo com um espaço económico único que a tornará mais atraente para os investimentos e a produção em grande escala.

Falando à comissão ministerial tripartida de um dia sobre o comércio e a indústria, o ministro maurício dos Negócios Estrangeiros, Integração Regional e Comércio Internacional, Arvin Boolell, declarou que a iniciativa vai abrir a via à reformulação da integração regional que requer igualmente a adoção de reformas políticas que visam estimular o crescimento económico, bem como acelerar a transformação económica.

"A iniciativa tripartida é duma grande pertinência para as pequenas economias insulares como as ilhas Maurícias e as Seicheles", indicou o chefe da diplomacia maurícia.



-0- PANA NA / VAO/AKA/TBM/SOC/MAR/TON 11julho2013