CEN-SAD saúda normalização de relações entre Tchad e Sudão

N'Djamena- Tchad (PANA) -- A 12ª cimeira da Comunidade dos Estados Sahelo- Sarianos (CEN-SAD) congratulou-se sexta-feira com a normalização das relações entre o Tchad e o Sudão, indica um comunicado final dos trabalhos deste encontro em N'Djamena.
A CEN-SAD saudou igualmente a coragem política dos Presidentes Idriss Deby Itno (Tchad) e Omar Hassan El Béchir (Sudão), lê-se na nota.
A organização regional incentivou os dois dirigentes a tomarem todas as medidas para o reforço das relações de boa vizinhança dos seus países, manifestou ao mesmo tempo o seu apoio ao processo de paz em curso de Doha (concluído a 3 de Maio de 2009 no Qatar, exortando todas as partes em comflito a irem à mesa das negociações.
A CEN-SAD desaprovou e julgou inoportunos as decisões do Tribunal Penal Internacional (TPI), nomeadamente dois mandados de captura, contra o Presidente Hassan El Béchir.
Para os dirigentes deste espaço geográgrafico, estas mandados foram emitidos sem ter em conta os esforços envidados pela União Africana (UA) para o Sudão.
A CEN-SAD manifestou, por outro lado, o seu apoio ao povo palestino e apelou às Nações Unidas e à toda comunidade internacional para redobrarem de esforços e pressionarem o Estado de Israel com vista a uma paz justa, global e duradoura no Médio Oriente.

24 juillet 2010 12:11:00




xhtml CSS