CEN-SAD elogia assinatura de acordo de reconciliação no Tchad

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Secretariado Geral da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD) saudou segunda-feira a assinatura no fim-de-semana passado na capital líbia dum acordo de paz entre o Governo tchadiano e a Frente Unida para a Mudança e Democracia no Tchad (FCUD) sob o patrocínio do chefe de Estado líbio, Muamar Kadafi.
Num comunicado, a CEN-SAD elogiou o espírito de fraternidade e concórdia que conduziu à realização desta grande conquista a favor do povo tchadiano e apreciou altamente os esforços envidados pelo líder líbio, padrinho da paz no espaço da CEN-SAD e para a resolução deste conflito com vista ao regresso da segurança e da establidade ao Tchad, país membro deste agrupamento sub-regional.
O Secretariado Geral da CEN-SAD lançou um apelo urgente às outras facções e movimentos rebeldes no Tchad com vista a integrar o comboio da paz e abandonar a violência como modo de expressão e recorrrer ao diálogo e às negociações para alcançar a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento.
Instou as duas partes signatárias deste acordo a velar pelo alcance da segurança, do desenvolvimento e da estabilidade do povo tchadiano.
O líder líbio patrocinou no fim-de-semana passado em Tripoli na presença do Presidente tchadiano Idriss Déby a assinatura do acordo de reconciliação entre o Governo tchadiano e a FUCD.
O acordo foi rubricado pelo ministro de Estado tchadiano das Infraestruturas, Adoum Younousmi, e pelo secretário-geral da FCUD, Nour Abdelkrim.

26 december 2006 11:19:00




xhtml CSS