CEN-SAD apoia acordo de paz inter-sudanês

Tripoli- Líbia (PANA) -- O secretário da Comunidade dos Estados Sahelo-Saharianos (CEN-SAD) congratulou-se com o acordo em matéria de segurança obtido, em Nairobi, entre o governo sudanês e o Exército Popular da Libertação do Sudão (SPLA), de John Garang.
Num comunicado a que a PANA teve acesso, neste sábado à tarde, em Tripoli, onde tem a sua sede, a CEN-SAD indica que este entendimento constitui "um passo muito importante" na via da reconciliação nacional dos sudaneses.
O comunicado reafirma o apoio da coligação regional a todos os esforços realizados de ambos os lados para conseguir um entendimento político global susceptível de restaurar a paz e a estabilidade no Sudão.
A CEN-SAD lançou igualmente um apelo a todas as partes sudenesas para prosseguir as negociações de paz e exortaram a União Africana (UA) e as organizações regionais e internacionais a apoiar os esforços de paz no Sudão.
A CEN-SAD integra o Benim, Burkina Faso, R.
Centro-africana, Djibuti, Egipto, Eritreia, Gâmbia, Líbia, Mali, Marrocos, Níger, Nigéria, Senegal, Somália, Sudão, Tchad, Togo e Tunísia.

28 septembre 2003 22:09:00




xhtml CSS