CEN-SAD apela para cessação de combates na Somália

Tripoli- Libia (PANA) -- O Secretariado Geral da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD) apelou domingo às principais partes envolvidas nos confrontos militares na Somália para a cessação dos combates e a retomada do diálogo.
Num comunicado publicado em Tripoli, o Secretariado Geral da CEN-SAD, cuja sede está situada na capital líbia, manifestou a sua grande preocupação pelas graves violências ocorridas esta semana na Somália.
Apelou a todas as partes para cessar imediatamente os combates, para recorrer ao diálogo e à razão e para voltar às negociações patrocinadas pelo Sudão, com vista a evitar ao povo somalí este conflito e as suas consequências destrutivas nos meios limitados que permanecem neste país da África Oriental.
A CEN-SAD exprimiu igualmente a sua esperança de ver os países vizinhos da Somália trabalhar para cessar a escalada com vista a alcançar a estabilidade e a segurança na Somália por forma a servir os interesses da região e do continente africano.
O comunicado acrescentou que a CEN-SAD renova a sua disponibilidade a trabalhar para cessar este conflito através da continuação dos esforços do líder líbio Muamar Kadafi, presidente em exercício da CEN-SAD e patrocinador da paz neste espaço.
Combates retomaram quarta-feira passada na Somália, opondo as Forças Aliadas do Governo de Transição, às da União dos Tribunais Islâmicos (UTI) no sul do país, pondo termo a uma curta trégua entre os beligerantes.

26 december 2006 12:22:00




xhtml CSS