CEN-SAD advoga criação do capital do Banco de Investimento e Comércio

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- O presidente do Conselho Executivo da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD), o maliano Moctar Ouane, convidou no fim-de-semana os membros da organização a participar na constituição do capital do Banco de Investimento e Comércio (BSIC).
Ouane, igualmente ministro maliano dos Negocios Estrangeiros, falava durante a 12ª sessão ordinária do Conselho executivo da CEN- SAD na perspectiva da 7ª cimeira dos chefes de Estado prevista para 1 a 2 de Junho em Ouagadougou sob o lema "Posição e Papel da CEN-SAD na Integraçãpo africana".
Esta participação, disse, permitirá criar um fundo especial de solidariedade (FSSS/CEND-SAD) e um Fundo Sahelo-Sariano de Desenvolvimento (FSSD/CEND-SAD).
Para o MNE do mali, os dois fundos servirão para financiar projectos de infra-estruturas modernas e de luta contra a pobreza no espaço comunitário.
Os chefes da diplomacia dos Estados membros da CEN-SAD vão analisar o balanço das actividades realizadas nestes últimos 12 meses apresentado pelo secretário-seral da organização, Mohamed Madani Al Arzhani, e pelo presidente do Conselho Executivo, Moctar Ouane.
Para além do exame das questões relativas à luta contra a invasão acridiana, os participantes vão debruçar sobre a proposta de criação de uma "Alta autoridade da água e da agricultura", de um conselho económico, social e cultural e de uma organização de aproveitamento do deserto do Sara.
A adopção de textos sobre a livre circulação de pessoas e bens, sobre a conclusão dos acordos sobre o transporte, sobre a abertura e a cooperação no domínio energético através do aproveitamento da energia solar constam também da agenda deste encontro.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros do espaço CEN-SAD vão analisar igualmente questões relativas à luta contra a criminalidade e a insegurança transfronteiriça, o terrorismo, o tráfico de droga, de órgãos e de seres humanos, assim como contra a imigração clandestina.
Eles vão submeter as conclusões dos seus trabalhos aos chefes de Estado deste espaço comunitário.

31 mai 2005 14:15:00




xhtml CSS