CEDEAO solicita abordagem regional contra Ébola

Cotonou, Benin (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e os seus parceiros exigem uma abordagem regional concertada para lutar contra a epidema do vírus de Ébola, durante a X reunião anual entre a coordenação da instituição e os seus parceiros iniciada segunda-feira em Abuja (Nigéria).

Num comunicado divulgado no termo desta reunião, em que a epidemia de Ébola foi uma das preocupações, os participantes reafirmaram a necessidade duma abordagem regional e concertada na luta contra este flagelo.

"O interesse que já concedem ao plano de ações regional desta luta tranquiliza-nos quanto ao vosso acompanhamento nos esforços em curso", disse Désiré Kadré Ouédraogo, presidente da Comissão da CEDEAO, saudando os apoios já concedidos neste sentido aos Estados- membros pela União Europeia, pelo Banco Africano de Desenvolvimento, pelo Banco Mundial, pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido, por França e por Cuba.

Pediu sobretudo a solidariedade de todos os parceiros para apoiar os esforços de coordenação regional que leva a cabo a CEDEAO através da sua instituição regional, a OOAS (Organização Oeste-Africana da Saúde) e a contribuir para o fundo de solidariedade regional aberto a pedido da Conferência dos chefes de Estado e de Governo da organização.

Os trabalhos desta X edição da reunião anual de coordenação CEDEAO e parceiros decorreram no seio de cinco grupos temáticos baseados no reforço das capacidades, na integração económica e do comércio, na agricultura, no ambiente e nos recursos hídricos, paz, segurança regional e assuntos humanitários bem como na consolidação do processo de integração económica e nas apostas de financiamento.

A X edição da reunião anual de coordenação entre a CEDEAO e os seus parceiros de desenvolvimento foi uma ocasião para as duas partes renovarem os seus compromissos com vista à instauração das prioridades da África Ocidental como a consolidação da paz e da segurança na sub-região.

-0- PANA IT/BEH/SOC/MAR/IZ 19set2014

19 Setembro 2014 10:24:58




xhtml CSS