CEDEAO saúda libertação de Soumaïla Cissé no Mali
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) saudou a libertação do líder da oposição do Mali, Soumaïla Cissé, após seis meses de cativeiro, anunciou sábado a instituição sub-regional numa declaração.
O presidente da Comissão da CEDEAO, Jean Claude Kassi Brou, "soube com grande alegria a libertação do Sr. Soumaïla Cissé, líder da União para a República e Democracia (URD), raptado desde 25 de março de 2020", indica um comunicado divulgado pelo representante da CEDEAO no Mali, Hamidou Boly.
De acordo com a declaração, o presidente da CEDEAO "congratula-se igualmente com a libertação da trabalhadora humanitária francesa, Sophie Prétronin, bem como de Pier Luigi Maccalli e Nicola Chiacchio, de nacionalidade italiana".
Saudou "a coragem e tenacidade dos reféns libertados por terem suportado as difíceis condições do cativeiro e aguentado até ao fim".
Dirigindo as suas sinceras e calorosas felicitações às autoridades malianas e a todos os atores que contribuíram para estas libertações, a CEDEAO apela às autoridades malianas para que perseverem desta forma para obterem a libertação de todos os reféns atualmente sob cativeiro.
O presidente reitera o apoio e a disponibilidade da Comissão da CEDEAO ao Mali, bem como aos outros países-membros da organização na sua luta contra o flagelo do terrorismo e do extremismo violento, refere o comunicado.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/DIM/IZ 11out2020