CEDEAO saúda escrutínio pacífico no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Amos Sawyer, felicitou os Malianos pela boa organização das eleições de domingo para prover os 147 assentos do Parlamento.

« O processo eleitoral deste dia (domingo) realizou-se sem confrontações, em toda segurança, e a atmosfera geral bem como os preparativos são apreciáveis », declara um comunicado da CEDEAO citando Sawyer, que falava depois de observar as eleições em vários centros de voto das municipalidades de Bamako.

Saudou igualmente « a melhoria notória » na distribuição do material eleitoral e exprimiu a esperança  de que o processo será coroado de êxito após um arranque lento.

O centro de voto de Hamallaye Marchie, com 59 assembleias de novo na comuna IV de Bamako, foi o seu primeiro ponto de escala, onde o coordenador das eleições, Souleymane Kanouté, informou que a participação eleitoral deveria melhorar depois de os primeiros eleitores cumprirem o seu dever cívico 30 minutos após a abertura oficial do processo.

Kanouté observou igualmente que, apesar do impacto do escrutínio legislativo, mais próximo do povo, a participação não será tão elevada como na recente eleição presidencial neste país de 16 milhões 600 mil habitantes, dos quais seis milhões 500  mil eleitores inscritos.

No total, mil e 147 candidatos do partido no poder, das coligações da oposição e independentes concorreram a estas eleições.

A missão de observação da CEDEAO deve apresentar o seu relatório preliminar sobre as eleições, a última fase do processo de transição política no Mali, facilitado pela CEDEAO para restabelecer a ordem constitucional e a integridade territorial deste país oeste-africano após 10 meses de crise política e securitária.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/IBA/FK/IZ 25nov2013

26 Novembro 2013 09:38:39




xhtml CSS