CEDEAO saúda assinatura de acordo de paz inter-maliano

Abuja, Nigéria (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) saudou a assinatura completa sábado último em Bamako, a capital do Mali, do Acordo de Paz e de Reconciliação inter-maliana.

Num comunicado transmitido à PANA quarta-feira, a CEDEAO felicita todas as partes envolvidas pela sua determinação e o compromisso que desembocaram neste desenvolvimento positivo e encorajador.

"Agradecemos ao Governo argelino, em particular, e à comunidade internacional o seu apoio ao processo de paz inteiro no Mali. Felicitamos o povo maliano por esta etapa importante para uma paz duradoura e exortamos todos os signatários do Acordo a respeitarem estritamente as suas disposições", declarou a organização regional.

Os rebeldes tuaregues no norte do Mali assinaram o acordo de paz com o Governo de Bamako mais dum mês depois de outros grupos armados terem feito o mesmo para se pôr termo a anos de confrontos neste país oeste-africano.

O acordo assinado sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) advoga a eleição das assembleias regionais no Mali, sem contudo conceder autonomia ao norte do país, onde imperam rebeldes tuaregues.

Os tuaregues aproveitaram-se do golpe de Estado de 2012 contra o então Presidente maliano, Amadou Toumani Touré, para controlar o norte do Mali, tendo imediadamente depois sido por sua vez domados por islamitas.

Foi precisa uma intervenção das Forças Africanas e Francesas para os expulsar, um ano depois, destes territórios nortenhos do Mali.

-0- PANA SEG/AKA/JSG/MAR/DD 24junho2015

24 Junho 2015 12:23:10




xhtml CSS